SEO para E-commerce

SEO para E-commerce

SEO PARA E-COMMERCE

Para quem quer divulgar seu e-commerce e atrair mais visitantes qualificados sem investir em mídia paga, o SEO para e-commerce é a melhor solução, uma vez que atingir esse objetivo é facilmente possível quando as estratégias de SEO são aplicadas. Tais estratégias conseguem atrair tráfego qualificado para um site, já que os usuários buscam conteúdos no Google de forma ativa.

O universo de SEO é algo muito amplo, e as boas práticas vão desde os termos utilizados para construir as páginas até as ações técnicas na sua construção. Portanto, se você tem uma loja virtual, é fundamental aplicar nela as boas práticas de SEO. Assim, com uma boa estratégia de SEO para e-commerce, é possível dar mais destaque para o seu site nos mecanismos de busca, como o Google. 

 SEO para E-commerce
 SEO para E-commerce

O que é o SEO para e-commerce?

SEO é Search Engine Optimization, ou Otimização para Mecanismos de Busca. Portanto, essa é uma estratégia utilizada para facilitar a identificação de um site pelos buscadores, como o Google. Já o termo e-commerce vem do inglês eletronic commerce, conhecido em português como comércio eletrônico, é a prática que gera negociações online para a compra de produtos e/ou serviços.

Diante desse cenário, pode-se definir o SEO para e-commerce como um processo que engloba o planejamento e a implementação de melhorias para aumentar as vendas de uma loja virtual por meio de sua visibilidade orgânica. Com isso, será possível gerar mais reconhecimento de marca, aumento de tráfego e mais negócios.

Quando se fala em loja virtual, o SEO permite que os mecanismos de busca apresentem um determinado e-commerce nos resultados quando um usuário pesquisa por algo que essa empresa oferece, ou mesmo pelo nome da loja. O trabalho de SEO para e-commerce é fundamental para garantir que mais usuários possam acessar sua loja virtual, sem que os anúncios do Google sejam a única fonte de tráfego para o site.

As otimizações, portanto, são feitas por diferentes formatos e em vários aspectos de um site, como reparações técnicas, conteúdo, usabilidade e até mesmo em ações externas, por meio de ações de branding, por exemplo.

Qual a importância do SEO para e-commerce?

Cada dia mais, as compras acontecem pela internet. Diariamente, elas passam pelas pesquisas do Google, utilizado para pesquisar tanto o preço de um sapato quanto para decorar o quarto gastando pouco, por exemplo. Muitas pesquisas no segmento mostram que uma boa parcela dos consumidores realiza uma pesquisa no Google antes de realizar uma compra em lojas físicas.

Além do mais, há a parcela daqueles que utilizam o Google para pesquisar produtos para comprar e outra parcela que mostra os que efetivamente compram. Diante desses cenários, fica claro como o Google, atualmente, é um canal fundamental na jornada de compra do consumidor.

Esse comportamento de consumo cada vez mais voltado para o mundo digital tende a se intensificar, já que a frequência de compra pela internet aumentou, com quem pretende manter esse comportamento no comércio eletrônico. Assim, para quem já trabalha com um e-commerce, ainda há muito espaço e muitos clientes a serem conquistados. Com o SEO para e-commerce, fica mais fácil ainda impulsionar esse crescimento.

Por que contratar uma agência de marketing digital para aplicar as estratégias de SEO para e-commerce em minha loja virtual?

Montar uma loja virtual “do zero” ou mesmo identificar tudo o que deve ser melhorado em um e-commerce que já exista pode ser um grande desafio para os empreendedores. De fato, sabemos que essas são tarefas que podem ser feitas sem a ajuda de terceiros, mas a preocupação envolve, principalmente, o tempo em que tudo isso ficará pronto e a qualidade dos resultados que serão obtidos a partir disso.

Assim, para alcançar bons resultados, o olhar de especialistas para conduzir as estratégias de SEO para e-commerce é um suporte fundamental para o sucesso da loja. É nesse desafio que a Publinet1, uma agência de marketing digital, aceitou entrar, com o intuito de ajudar todos os clientes na transformação de lojas virtuais, por serviços únicos e integrados, através do SEO para e-commerce.

A Publinet1 é uma agência no mercado a mais de 10 anos oferecendo suporte, consultoria e estratégias personalizadas para cada um de nossos clientes, os quais somos parceiros. Dessa forma, fica muito mais fácil manter uma loja virtual com bons resultados a longo prazo.

Como a Publinet1 faz SEO para e-commerce?

Antes de desenhar uma estratégia de SEO para e-commerce, nós estudamos e entendemos as principais características de todo o seu mercado de atuação. Esse fator nos ajuda a identificar melhor as oportunidades de otimização, uma vez que tudo isso parte de uma visão integral dos pontos de seu negócio, interna e externamente.

Pesquisa de palavras-chave

Portanto, o primeiro passo para isso é fazer uma boa pesquisa de palavras-chave, pois é essa pesquisa que guiará toda a nossa estratégia para o seu negócio e nos ajuda a estabelecer pequenos objetivos ao longo do caminho. Isso quer dizer que, ao final dessa pesquisa, teremos uma lista consistente dos termos mais relevantes para o seu negócio, sendo este o ponto de partida.

Etapas de otimização

Otimizar qualquer site é um processo que ocorre a partir de vários formatos. Para compreender isso, é possível resumir esse processo em três etapas: SEO técnico, Conteúdo e Experiência do Usuário.

SEO Técnico

O SEO técnico é responsável pelas melhorias internas do site. Ele é de grande importância, pois garante que o Google o encontre e possa compreendê-la. E isso tudo só ocorre quando a estrutura do site está tecnicamente apropriada. 

A Publinet entende que o SEO técnico está totalmente ligado ao que se chama SEO On-Page, que é a frente de SEO incumbida de preencher essa estrutura técnica com conteúdos e informações voltadas para a melhor experiência de navegação.

Para melhorar o SEO Técnico de qualquer site, a Publinet leva em conta os seguintes pontos:

URL amigável, para comunicar aos usuários e ao algoritmo do Google qual é o assunto principal da página;

Título e meta descrição, que ajudam o algoritmo a entender melhor do que se trata o site e também aumentar o CTR (Click Through Rate, ou Taxa de Cliques) na página de resultados;

Heading Tags, que é a hierarquização técnica do conteúdo, que ajuda o algoritmo a compreender qual o assunto tratado pela página. Assim, o H1 (tag indispensável que indica o título do conteúdo), o H2 (os subtítulos da página) e o H3 (os títulos menores inseridos no H2) são muito importantes no código da página;

Imagens, tão importantes quanto o conteúdo escrito, e incluem uma alt tag descritiva;

Sitemap, um arquivo que contém todas as URLs de um site, sendo um mapa pelo qual o algoritmo irá ler, e tem a função principal de auxiliar os robôs;

Canonicals, uma tag incluída nas versões “oficiais” de um site, com as páginas que devem ser indexadas pelo Google;

Conteúdo

Conteúdo é rei. Essa é a máxima no universo do SEO, uma afirmação continuamente verdadeira, e será válida por bons anos. Ainda que o SEO técnico seja a base de todo o trabalho, é por meio do conteúdo que o usuário será atraído e envolvido pela sua empresa. 

No entanto, é importante destacar que o conteúdo não deve ser apenas bom, distribuindo informação de qualidade, mas trazer uma experiência positiva para os usuários e influenciar pensamentos. Quando se fala em comércio eletrônico, a Publinet entende que esse conteúdo precisa criar desejos e consolidar uma intenção de compra em seu potencial cliente.

Assim, os principais tipos de conteúdo que a Publinet desenvolve em SEO para e-commerce são:

Descrição de produtos, para que o usuário não tenha dúvidas sobre aquilo que ele deseja comprar, e a Publinet desenvolve um bom conteúdo de descrição e entende que este é o ponto que diferenciará a sua marca dos seus concorrentes;

Textos de apoio, que são um pouco diferentes das descrições, ou seja, são os que ficam localizados na lateral, rodapé ou topo da página de produtos ou categorias, mas também tem a finalidade de auxiliar os consumidores;

Experiência do Usuário

As mais recentes atualizações do algoritmo do Google trazem o UX (User Experience) como um novo fator de ranqueamento, ou seja, falar de experiência do usuário ganhou uma nova dimensão. Portanto, oferecer uma boa experiência de compra para o usuário é um ponto fundamental para que ele retorne ao site.

Uma boa experiência do usuário de uma loja virtual pode ser a principal diferença entre uma avaliação ruim e uma segunda compra. É por conta disso que esse é um aspecto fundamental, e muito bem trabalhado pela Publinet, nas estratégias de SEO para e-commerce. 

Atualmente, o Google considera uma boa experiência do usuário quando:

O site facilmente se adapta às pequenas telas de dispositivos móveis, como os smartphones;

O tempo de carregamento das páginas é abaixo de 2,5 segundos;

As páginas não possuem pop-ups que surgem de repente aos olhos do usuário;

Não há anúncios que atrapalham a leitura e a visualização do conteúdo principal de uma página;

O site tem uma navegação segura.

Prepare o seu negócio para os resultados do SEO para e-commerce!

O objetivo principal do SEO é melhorar o posicionamento do seu e-commerce no Google. Dessa forma, seu comércio eletrônico ganhará mais visibilidade e visitas, o que, consequentemente, pode levar ao aumento do volume de vendas. Por isso, é muito importante preparar o seu negócio para os resultados dessa estratégia, e otimizar os fatores que envolvem a conclusão de compras.

Assim, para alcançar bons resultados, o olhar de especialistas para conduzir as estratégias de SEO para e-commerce é um suporte fundamental para o sucesso da sua empresa. É nesse desafio que a Publinet1, uma agência de marketing digital, aceitou entrar, com o intuito de ajudar todos os clientes na transformação de comércios eletrônicos, por serviços únicos e integrados.

A Publinet1 é uma agência que está no mercado a mais de 10 anos oferecendo suporte, consultoria e estratégias personalizadas para cada um de nossos clientes, os quais somos parceiros. Dessa forma, fica muito mais fácil manter um e-commerce com bons resultados a longo prazo.

Independentemente do segmento da sua empresa, o esforço inicial para abrir um comércio eletrônico precisa estar acompanhado de um trabalho diário, com o objetivo principal de garantir boas experiências de compra para os clientes, melhorar o seu atendimento e investir em marketing digital. Portanto, não esqueça de contar com a ajuda dos especialistas da Publinet1 para atrair mais clientes e vender mais.

Já conhecia a Publinet1? Não perca mais tempo tentando fazer tudo sozinho e venha dar o próximo passo para transformar seu comércio eletrônico em uma máquina de vendas. Entre em contato conosco e saiba mais! 

Agência de marketing digital Publinet1

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