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As landing pages, ou página de destino em tradução livre, são páginas cujo objetivo é receber visitantes vindos de algum anúncio. Uma landing page também serve para receber visitantes provenientes de links patrocinados, campanhas de e-mails ou outras formas de divulgação online.
A landing page é geralmente utilizada na venda de um produto ou serviço específico, pois diferente de um site, utiliza-se apenas uma página totalmente dedicada a ele. Essa página costuma possuir informações relevantes sobre o produto ou serviço, como valores e especificações.
O principal objetivo das landing pages é a conversão de usuários em leads ou clientes, e fazer com que eles realizem uma ação específica. Ações como: assinar newsletter, preenchimento de formulários, download de e-books e até a realização de compras são muito comuns.
O layout da landing page deve ser simples, objetivo e sua mensagem deve ser clara, para atrair o cliente a efetuar a ação esperada, sem distrações. Inclusive, essas páginas são extremamente eficientes em campanhas de marketing e para ampliar as taxas de conversão.
Fale com um especialistaMas afinal, o que é conversão?
No Marketing Digital, é chamado de conversão o processo de transformar um visitante em um lead (potencial cliente) ou em um cliente de fato. Esse processo é determinado pela quantidade de visitantes que realizam alguma ação específica, como as citadas anteriormente. Isso ajuda a mensurar a quantidade de pessoas que estão interessadas no produto ou serviço ofertado.
É importante ressaltar que a taxa de conversão é um indicador extremamente importante, pois através dele é possível mensurar o sucesso de uma campanha de marketing digital. Assim, é possível entender quantos visitantes estão sendo, de fato, convertidos em leads ou clientes.
Inclusive, com base nessas informações também é possível ajustar a estratégia de marketing e identificar se alguma ação não está obtendo o resultado esperado. Estas métricas farão toda a diferença na hora de otimizar a taxa de conversão e maximizar o retorno do investimento aplicado na campanha.
Algumas estratégias podem ser aplicadas para aumentar a taxa de conversão de uma landing page, como, por exemplo:
Crie uma headline de impacto:
crie um título que cause impacto e chame a atenção do usuário. Desta forma ele se sentirá atraído a percorrer a página e, possivelmente, efetivar a ação esperada.
Use CTAs claras e bem posicionadas:
a Call to Action (ou chamada para ação), devem ser claras e objetivas e devem incentivar o visitante a realizar a ação desejada. Elas devem estar posicionadas em locais estratégicos como no começo ou ao final da página, sempre em um local de destaque.
Layout organizado e agradável:
o layout da sua página diz muito sobre a sua marca e o produto que você está oferecendo. Por isso, invista em uma página limpa, organizada e de fácil compreensão. Dê preferência por usar cores, imagens e fontes que façam alusão ao produto oferecido e a identidade da marca.
Conteúdo relevante:
o conteúdo desenvolvido para a landing page também deve ser claro e objetivo, além de transmitir todas as informações necessárias sobre o que está sendo oferecido. Desta forma, o usuário entenderá o valor do produto ou serviço ofertado e será estimulado a realizar a ação desejada.
Reduza os obstáculos:
evite colocar obstáculos que possam fazer com que o usuário desista de efetuar a ação esperada. Um exemplo disso é diminuir a quantidade de campos dos formulários a serem preenchidos ou evitar solicitar informações desnecessárias.
Depoimentos de outros usuários:
esta estratégia é chamada de prova social e é uma das ferramentas mais eficientes nas taxas de conversão. Experimente colocar depoimentos de clientes satisfeitos ou o número de pessoas que já adquiriram o produto e comprovam sua eficiência. Isso trará mais credibilidade para a marca e incentivará o cumprimento da ação desejada.
Personalização:
você pode usar alguns dados do usuário a seu favor, como, por exemplo, a localização dele ou o histórico de navegação. Estes dados podem ser usados como base para personalizar a oferta e torná-la ainda mais atraente.
Como criar uma landing page que converte?
Agora que você já sabe o que é uma landing page, qual o seu objetivo e quais estratégias usar para aumentar sua taxa de conversão, é hora de saber como criar uma landing page que converte.
Existem 3 elementos que compõem a landing page e que devem ser desenvolvidos atentamente e estruturados corretamente, são eles: conteúdo, design e configurações. Ou seja, uma landing page bem desenvolvida deve ter um conteúdo relevante e atraente, design organizado e configurações que irão facilitar o uso do visitante.
Confira abaixo quais os elementos que a sua landing page deve ter:
Título
O título deve chamar a atenção do visitante e despertar a curiosidade em saber mais sobre o que está sendo ofertado. Além disso, é muito importante que seja destacado logo no início o que o usuário tem a ganhar com a aquisição do produto ou serviço.
Ex: "10 formas de perder peso rapidamente"
Subtítulo
O subtítulo irá complementar o título principal e deve conter informações extras sobre o que está sendo oferecido.
Ex: "10 formas de perder peso rapidamente com exercícios fáceis"
Criando os textos
Os textos desenvolvidos para a landing page são mais completos, pois irão conter informações relevantes do produto, dispensando quaisquer dúvidas e irá definir o que o usuário deve esperar dele. Seja objetivo e evite rodeios com parágrafos muito longos. Destaque os pontos importantes e as vantagens de adquirir o que você está oferecendo
Imagens
A escolha das imagens é muito importante, pois elas irão refletir a sua proposta, a sua marca e o seu público-alvo. O usuário deve se identificar com a imagem apresentada e ela deve ser capaz de comunicar prontamente a mensagem que você está querendo transmitir.
Escolhendo o modelo da página:
Ao escolher o layout, é importante que ele esteja alinhado com os elementos que você deseja colocar na página, como o texto, as imagens, localização dos formulários e até mesmo o tipo de produto ofertado. É importante ressaltar também que não é indicado usar um mesmo modelo de página para diferentes ofertas, pois cada uma demanda uma característica diferente.
Adicionando o conteúdo:
Para inserir conteúdos na página, você pode recorrer a alguns softwares que farão este trabalho de forma rápida e bastante eficiente. Em contrapartida, você também pode contar com a ajuda de um desenvolvedor para fazer isso, mesmo que demore um pouco mais.
Definindo os campos de formulários:
Cada oferta requer uma abordagem, e com os formulários não seria diferente. A quantidade de campos e as informações que devem ser preenchidas dependem muito do tipo de oferta, do seu público-alvo e em que estágio do funil o visitante está, dentre outros fatores. Por isso, tome cuidado para não abusar da quantidade de campos e solicitar informações desnecessárias ao visitante. Isso pode fazer com que ele desista facilmente de continuar com o preenchimento, impedindo que ele realize a ação desejada.
Customização
É importante que as imagens e cores usadas na landing page tenham ligação com a identidade da sua marca e com a sua proposta, principalmente se elas evidenciam as CTAs.
Inserir URL:
A URL da landing page deve ser amigável, ou seja, curta e de fácil compreensão. Evite usar números, caracteres especiais e muitas palavras na sua URL, isso também permitirá que o usuário a memorize mais facilmente.
Configure um e-mail:
É interessante que, quando o visitante se tornar um lead (potencial cliente), ele receba um e-mail de agradecimento com a oferta. Você também pode adicionar a este e-mail uma oferta complementar para que o lead seja estimulado a uma segunda conversão. Esta oferta pode ser um cupom com descontos, teste grátis ou outro produto que seja relevante para ele.
Acompanhe suas métricas e teste novas abordagens:
Encontre uma forma de ser notificado toda vez que um visitante for convertido para um lead. Dessa forma você conseguirá abordá-lo mais rapidamente, aumentando a eficiência do relacionamento.
Teste
Também é importante realizar alguns testes em sua página para saber se existe a possibilidade de melhoria, para que as suas chances de conversão aumentem. Para isso você pode usar o teste A/B, que consiste em alterar pequenos elementos da sua página (como cores, posição da CTA, títulos, etc.) e comparar qual versão da página está convertendo mais, se a versão original ou a alterada.
Como divulgar uma landing page?
Certo, você já criou a sua landing page, mas como as pessoas saberão sobre a sua oferta? Por meio de um processo de divulgação eficiente!
Existem diferentes maneiras de divulgar a sua página, e isso também dependerá do público que você deseja alcançar e do tipo de produto ou serviço que você está oferecendo. Algumas delas são:
- Redes sociais: você pode usar plataformas como Facebook, Instagram, Twitter e até o WhatsApp para divulgar sua landing page. Procure usar imagens e descrições atraentes para estimular os usuários a clicar no seu link.
- Campanhas de publicidade: o Google Ads e o Facebook Ads são ótimas plataformas de publicidade online para promover uma landing page. Isso porque essas plataformas conseguem segmentar a audiência do seu público com base nos dados de localização, interesses e dados de navegação.
- E-mail marketing: se você possui uma lista de e-mails, use-a a seu favor enviando um e-mail com sua oferta para direcionar o tráfego para sua landing page. É importante que o e-mail contenha informações relevantes e um link para a página.
- SEO: Usar práticas de SEO dentro da landing page faz com que ela esteja otimizada para os motores de busca, como o Google, por exemplo. Para isso é necessário usar palavras-chave relevantes ao conteúdo, meta tags e títulos. Isso irá atrair principalmente tráfego orgânico para sua página
Com essas dicas você conseguirá desenvolver uma landing page bem estruturada e eficiente. Mas lembre-se, cada etapa deve ser desempenhada considerando o tipo de produto ou serviço que está sendo ofertado e também a identidade da empresa que o está oferecendo.
Use abordagens, linguagens e estratégias personalizadas para cada público, sempre buscando transmitir sua mensagem da forma mais clara e objetiva possível.
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