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Storytelling

O que é Storytelling ?

Storytelling é um termo em inglês, onde “Story” significa história e “telling”, contar. Mais do que somente uma narrativa, o storytelling conta histórias utilizando técnicas que se inspiram em roteiristas e escritores para transmitir mensagens de uma forma que seja inesquecível e se conectar de forma emocional com quem está lendo.

Diante da grande quantidade de conteúdos com os quais estamos submetidos todos os dias, é necessário que se tenha um diferencial claro para o público e não ser “apenas mais um”.

Qual a importância do Storytelling ?

Ao contar boas histórias, o material produzido torna-se único. Por mais que seja sobre um tema que esteja desgastado ou é de conhecimento geral, o conteúdo que apresenta o storytelling aborda o conteúdo de maneira única.

Histórias levam o público a uma jornada

Por mais que o conteúdo não seja uma narrativa, é possível fazer isso com tópicos bem estruturados, explorando a junção de ideias. Quando se pensa na experiência e na jornada de leitura dos usuários, já se tem o necessário para o início de um storytelling bem-sucedido.

Histórias geram identificação

Uma boa história:

Histórias despertam emoções

Além de identificação, as histórias ativam o lado emocional, seja por despertar alguma memória nos leitores, seja para fazer com que ele se imagine na pele daquele personagem.

Histórias seduzem com facilidade

A comunicação é baseada em histórias desde sempre. Por conta disso, a maioria dos textos relacionados a storytelling costumam começar sobre os tempos pré-históricos e sobre como as coisas eram contadas em pedras, antes mesmo de existirem idiomas. Sendo assim, é muito fácil transmitir uma mensagem quando ela está vinculada à uma história.

Principais elementos do storytelling

Há quatro elementos que estão sempre presentes na hora de contar boas histórias. São eles:

Mensagem

É muito comum que se separe o storytelling em duas partes:

Se a mensagem for forte, é possível que ela tenha efeitos, mesmo que o telling seja fraco. Porém, se ela for fraca, dificilmente será possível salvar o conteúdo com técnicas para conta-la. Sendo assim, a ideia passada é o que poderá transformar e marcar a vida de quem estará lendo.

Ambiente

Os eventos que acontecem em uma história precisam ter um lugar para ocorrer, e ter isso bem descrito, facilita o entendimento do público na hora da leitura.

Personagens

Os personagens são aqueles que percorrem toda a jornada dentro da história, sofrendo transformações que levam a transmissão da mensagem. Porém, para passar por todo esse processo, eles devem superar os conflitos.

Conflitos

O conflito é o principal fator para que os leitores fiquem interessados na história. Esses conflitos são desafios que surgem para os personagens, para motivá-los a percorrer por toda a jornada.

Um conflito muito simples não desperta interesse, pois não consegue gerar identificação. Afinal de contas, conquistas muito fáceis não costumam ser valorizadas. Portanto, os conflitos precisam ser bem elaborados, mas não podem ser facilmente superados, e exigir a transformação do personagem.

Como fazer storytelling em conteúdos?

Storytelling como parte do conteúdo

Colocar o storytelling como parte do conteúdo ajuda a facilitar o entendimento sobre um determinado assunto. Porém, é preciso que ele faça sentido.

Utilizar a história como estrutura para o conteúdo

No marketing de conteúdo, esse é o método mais usado. Em vez de apresentar uma história ao longo do texto, tudo é estruturado baseado em uma história, explorando vários elementos do storytelling, mesmo que isso não esteja presente de forma clara.

Storytelling no marketing de conteúdo

Pensando nos quatro elementos fundamentais do storytelling, é possível entender como eles podem ser aplicados na hora de desenvolver os conteúdos voltados para marketing.

Um exemplo que pode ser usado para mostrar como a arte de contar histórias pode ser explorada pelo marketing de conteúdo é: Os personagens principais são aqueles que se motivam a encarar os conflitos e aprender mais sobre um determinado assunto. Com isso, eles consomem o máximo de informações para resolver esses conflitos.

O ambiente em questão, no caso, seria a internet. Para ser mais especifico, pode ser alguma rede social, um e-mail ou mesmo o Google, que pode tê-lo levado para o local que o ajudará a sanar suas dúvidas.

Pensando assim, no marketing de conteúdo, os conceitos de persona e respostas para a interação dos usuários estão muito ligados ao storytelling.

Técnicas de storytelling para contar boas histórias em artigos

Para que um storytelling seja realmente bom, é importante saber de algumas técnicas que são fundamentais para aplicar todos os conceitos que foram explicados até aqui.

O leitor deve ser levado de um ponto A até um ponto B

Histórias sem final ou sem uma ordem cronológica não são indicadas quando se tem um objetivo claro e uma mensagem que será facilmente transmitida. Cada narrativa nesse sentido precisa ser constituída por aquela estrutura simples de começo, meio e fim.

A história contada no artigo precisa conduzir o leitor sem problemas. Para que isso aconteça, escaneabilidade e encadeamento de ideias são essenciais para que não haja obstáculos no texto.

Ter criatividade

Qualquer história pode ser criada, e tudo depende do que será oferecido para os leitores. Porém, para produzir uma boa narrativa, é necessário que o tema seja relevante, contendo os possíveis problemas que eles terão e que o artigo pode resolver.

Os leitores gostam de serem surpreendidos. Por conta disso, muitas obras utilizam recursos narrativos como plot twists (viradas na trama) e quebras de expectativas são bem populares. Para isso, é necessário usar a criatividade para atrair e envolver os leitores, porém, tomando cuidado para que o texto não fuja do objetivo principal.

Transmitir sensações positivas através do conteúdo

Conteúdos que trazem emoções positivas são mais compartilhadas do que aqueles que trazem algo negativo, e os que produzem maior excitação emocional são mais propensas a viralizar.

É necessário estimular o leitor a terminar de ler o conteúdo com uma sensação positiva, o que não significa que o conteúdo precise falar apenas de coisas boas, sem apresentar problemas.

Aqui, o principal objetivo é que, ao final de tudo, seja apresentada uma solução, e que essa solução seja um produto ou serviço oferecido por alguma marca.

Concluindo

Depois de mostrar todos os conflitos e percorrer a jornada até a solução, passando pelas provações ao reforçar o que se deve ou não fazer, chega o momento de conhecer a solução. Aqui, é fácil entender que são recomendações que ajudam na hora de contar boas histórias, mas que isso não seja transformado em fórmulas, pois, com o storytelling, é possível reinventar-se a cada texto e, com isso, sempre haverá uma forma de se aprender algo novo.