Marketing industrial

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MARKETING INDUSTRIAL

O setor industrial representa cerca de 12% do PIB nacional. Por ter a maior participação na economia global, a indústria enfrenta desafios para continuar crescendo, porém, ao mesmo tempo, consegue se adequar às estratégias de inovação que são propostas pelos constantes avanços tecnológicos. Por conta disso, é de grande importância que os donos de indústria entendam que o marketing industrial é um intenso processo de pesquisas, análises e testes para encontrar as estratégias mais eficientes para a marca.

Vender um produto ou serviço para outra empresa é muito diferente de vender para o consumidor final. Por exemplo, só o processo de decisão muda muito nos dois casos, uma vez que as empresas tendem a avaliar as opções de forma mais racional do que os consumidores finais. Portanto, se o público-alvo de sua empresa são outras empresas, é imprescindível apostar em estratégias de marketing industrial, a fim de se relacionar melhor com outras organizações e criar um planejamento que esteja de acordo com esse universo.

 Marketing industrial
 Marketing industrial

Assim, o marketing industrial se mostra como um desafio para as empresas desse setor quando produzem produtos ou insumos para outras empresas, além de precisarem atingir, também, o seu público final. Portanto, o marketing industrial é a soma desses esforços do mercado, com o principal objetivo de atrair ambos os tipos de cliente (B2B e B2C), no caso desse tipo de indústria, ou quando seus clientes são, exclusivamente, outras empresas. Dessa forma, quando feito com agilidade, o marketing industrial é capaz de mudar totalmente o crescimento de um negócio.

Mas o que é marketing industrial?

Basicamente, o marketing industrial é um conjunto de estratégias de marketing voltadas para o relacionamento e geração de demanda na indústria. Em termos gerais, o marketing industrial é composto pelo desenvolvimento de estratégias que valorizem a marca e os serviços prestados (como criação e otimização de sites, identidade visual e divulgação de produtos e serviços), e de ações para gerar demanda para esses produtos e serviços (participação em eventos, criação de conteúdo para sites e blogs, uso das redes sociais para construir relacionamentos com clientes e potenciais clientes, etc.).

O objetivo do marketing industrial é proporcionar ações inteligentes para gerar resultados, agregar valor para o que a indústria oferece e visar a venda e a conquista de boas posições no mercado em que atual. Tudo isso é proposto de acordo com o perfil da indústria e seus objetivos. Afinal de contas, uma indústria que quer construir sua marca necessita de estratégias diferentes daquela que quer impulsionar o seu crescimento.

Nos mercados B2B e B2C (business to consumer), o marketing apresenta a mesma essência, ou seja, promover uma marca, atrair e fidelizar clientes. Porém, com públicos e segmentos diferentes, o marketing industrial precisa estar munido de diferentes estratégias para gerar leads, branding e experiência dos clientes. E, para isso, o ambiente digital é um importante caminho para compor grandes investimentos nas indústrias, pois, com a criação de estratégias de marketing de conteúdo, com presença digital e um constante relacionamento com o público, fica mais fácil potencializar a consciência de marca (brand-awareness), o ROI (Retorno sobre o Investimento) e o índice de leads qualificados.

Por que investir em marketing industrial?

Nas indústrias, o grande diferencial está na forma como a gestão é planejada. Sendo assim, quando há uma preocupação a longo prazo com a imagem da organização, é natural que os processos se atualizem, e o marketing ganhe o seu espaço nesses momentos. Por sua vez, pensar em marketing industrial significa entender que suas bases estão sustentadas nos mesmos princípios do marketing como um todo, que apresenta estratégias on e off-line, ou seja, com um total planejamento (all-line).

Então, além de visar a construção de um relacionamento efetivo com clientes e potenciais clientes, o marketing industrial serve, também, como uma forma de promover o seu negócio. Com isso, é possível trabalhar com o foco direcionado à indústria e às suas expectativas. Por conta disso, há 4 motivos essenciais e que justificam o seu investimento em marketing industrial. São eles:

O marketing industrial ajuda a construir e fidelizar relacionamentos, pois concentra seus esforços para oferecer soluções compatíveis às necessidades dos clientes;

Ele garante um ROI (Retorno sobre o Investimento) elevado para a sua empresa, uma vez que define métricas assertivas;

Traz diversos conceitos do marketing digital em seus planejamentos, uma vez que sofistica e otimiza as estratégias de marketing nas indústrias;

E, por fim, ele potencializa o alcance da sua marca, personalizando as ações de comunicação da empresa, contribuindo no entendimento sobre como se relacionar com cada cliente;

Quais são as vantagens do marketing industrial?

O setor industrial é famoso por suas complexidades, que envolvem mais exigências de compra, além de muito dinheiro. É nesse ponto que o marketing industrial entra em ação, pois atrai o público e facilita todo o processo. Para isso, o planejamento estratégico é fundamental, pois permite traçar exatamente o que se deseja e como alcançar esse objetivo. Dessa forma, além de garantir que os resultados possam ser alcançados, o marketing industrial também conta com mais 3 vantagens que o destacam.

Atingir o melhor público-alvo

Uma das principais vantagens do planejamento estratégico é definir o seu público-alvo, pois isso garante que os esforços do marketing industrial da sua empresa serão direcionados exatamente para aqueles que a sua empresa deseja atingir. Além disso, no planejamento estratégico, é possível segmentar o seu público de acordo com os produtos ou serviços que você irá oferecer.

Aumentar os lucros

O aumento de lucros é algo muito esperado por qualquer empresa. E isso é mais uma vantagem do marketing industrial, uma vez que, ao traçar ações certeiras e objetivos claros, fica muito mais fácil ter bons resultados. E como o mercado industrial tem um grande potencial econômico a ser explorado, basta que você invista nas estratégias certas.

Analisar os resultados

Outra grande vantagem do marketing industrial é que ele permite o acompanhamento das ações e análises de resultados. Uma vez que todos as atividades a serem realizadas e os objetivos da sua empresa estão descritos no planejamento das estratégias a serem adotadas, fica mais fácil acompanhar os resultados. Por isso, ainda é possível fazer alterações, caso os resultados não estejam sendo como o esperado.

Como funciona o marketing industrial?

O mundo online se tornou algo fundamental no cotidiano das pessoas, e é essencial que ele seja incluído nos planejamentos para o crescimento de sua empresa. Com tantas opções de marketing industrial, fica difícil escolher qual estratégia melhor se encaixa em suas necessidades. Portanto, antes de qualquer coisa, o marketing industrial, bem como as demais formas de marketing, começa pela parte de planejamento, uma vez que somente assim será possível analisar o que dará certo, efetivamente. Com o planejamento bem definido, já pode-se começar a investir no marketing industrial.

Basicamente, uma estratégia de marketing industrial começa pela identificação do público-alvo, uma vez que é em função dele que toda a estratégia será bem desenvolvida, além de que é preciso saber qual tipo de pessoa ou empresa poderá ser beneficiada com aquilo que a sua empresa está oferecendo como solução. Com todas essas informações, será possivel conhecer a persona de sua empresa, que é a personificação de seus melhores clientes. Com ela, permite-se conhecer o comportamento dos clientes e, consequentemente, atrair melhores potenciais clientes.

Em seguida, é importante mapear a jornada da sua persona, uma vez que esse mapeamento é essencial para entender as principais dúvidas e necessidades que ela sente ao longo da relação com a sua empresa. Identificando quais são os momentos em que ela mais sente necessidade de receber informação ou proposta, a linguagem de sua empresa tende a ficar cada vez mais refinada, gerando resultados, melhorando o relacionamento com clientes já existentes e contribuindo para a captação de novos.

Por fim, para nortear todo o processo das estratégias de marketing industrial, é necessário haver um plano de ação claro e eficaz. Estar presente nas redes sociais, usar técnicas de SEO, fazer anúncios e links patrocinados são algumas das principais estratégias de marketing industrial adotadas nos dias de hoje. E são as principais formas da Publinet trabalhar de forma estratégica, ajudando a sua empresa a atrair os melhores leads para que a equipe de vendas da sua empresa consiga trabalhar de maneira mais assertiva e fechar mais negócios.

Então, você entendeu a importância do marketing industrial para o crescimento da sua empresa?

A Publinet é uma agência de marketing digital, com mais de 10 anos de experiência no mundo digital, e mais de 300 clientes, com foco total em posicionamento no Google, gestão de redes sociais, criação de sites, links patrocinados, e-mail marketing, etc.

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