Ganhe Performance

Eleve a performance da sua empresa com Marketing Digital.

Estratégia Individual

Obtenha estratégias de Marketing Digital personalizadas para sua empresa.

Leads qualificados

Alcance leads qualificados para melhorar as vendas da sua empresa.

Landing Pages em Santa Isabel: O que são e para que servem? na Publinet - Agência de Marketing Digital

As landing pages, ou página de destino em tradução livre, são páginas cujo objetivo é receber visitantes vindos de algum anúncio. Uma landing page também serve para receber visitantes provenientes de links patrocinados, campanhas de e-mails ou outras formas de divulgação online.

A landing page é geralmente utilizada na venda de um produto ou serviço específico, pois diferente de um site, utiliza-se apenas uma página totalmente dedicada a ele. Essa página costuma possuir informações relevantes sobre o produto ou serviço, como valores e especificações.

O principal objetivo das landing pages é a conversão de usuários em leads ou clientes, e fazer com que eles realizem uma ação específica. Ações como: assinar newsletter, preenchimento de formulários, download de e-books e até a realização de compras são muito comuns.

O layout da landing page deve ser simples, objetivo e sua mensagem deve ser clara, para atrair o cliente a efetuar a ação esperada, sem distrações. Inclusive, essas páginas são extremamente eficientes em campanhas de marketing e para ampliar as taxas de conversão.

Fale com um especialista

Mas afinal, o que é conversão?

No Marketing Digital, é chamado de conversão o processo de transformar um visitante em um lead (potencial cliente) ou em um cliente de fato. Esse processo é determinado pela quantidade de visitantes que realizam alguma ação específica, como as citadas anteriormente. Isso ajuda a mensurar a quantidade de pessoas que estão interessadas no produto ou serviço ofertado.

É importante ressaltar que a taxa de conversão é um indicador extremamente importante, pois através dele é possível mensurar o sucesso de uma campanha de marketing digital. Assim, é possível entender quantos visitantes estão sendo, de fato, convertidos em leads ou clientes.

Inclusive, com base nessas informações também é possível ajustar a estratégia de marketing e identificar se alguma ação não está obtendo o resultado esperado. Estas métricas farão toda a diferença na hora de otimizar a taxa de conversão e maximizar o retorno do investimento aplicado na campanha.

Algumas estratégias podem ser aplicadas para aumentar a taxa de conversão de uma landing page, como, por exemplo:

Crie uma headline de impacto:

crie um título que cause impacto e chame a atenção do usuário. Desta forma ele se sentirá atraído a percorrer a página e, possivelmente, efetivar a ação esperada.

Use CTAs claras e bem posicionadas:

a Call to Action (ou chamada para ação), devem ser claras e objetivas e devem incentivar o visitante a realizar a ação desejada. Elas devem estar posicionadas em locais estratégicos como no começo ou ao final da página, sempre em um local de destaque.

Layout organizado e agradável:

o layout da sua página diz muito sobre a sua marca e o produto que você está oferecendo. Por isso, invista em uma página limpa, organizada e de fácil compreensão. Dê preferência por usar cores, imagens e fontes que façam alusão ao produto oferecido e a identidade da marca.

Conteúdo relevante:

o conteúdo desenvolvido para a landing page também deve ser claro e objetivo, além de transmitir todas as informações necessárias sobre o que está sendo oferecido. Desta forma, o usuário entenderá o valor do produto ou serviço ofertado e será estimulado a realizar a ação desejada.

Reduza os obstáculos:

evite colocar obstáculos que possam fazer com que o usuário desista de efetuar a ação esperada. Um exemplo disso é diminuir a quantidade de campos dos formulários a serem preenchidos ou evitar solicitar informações desnecessárias.

Depoimentos de outros usuários:

esta estratégia é chamada de prova social e é uma das ferramentas mais eficientes nas taxas de conversão. Experimente colocar depoimentos de clientes satisfeitos ou o número de pessoas que já adquiriram o produto e comprovam sua eficiência. Isso trará mais credibilidade para a marca e incentivará o cumprimento da ação desejada.

Personalização:

você pode usar alguns dados do usuário a seu favor, como, por exemplo, a localização dele ou o histórico de navegação. Estes dados podem ser usados como base para personalizar a oferta e torná-la ainda mais atraente.

Como criar uma landing page que converte?

Agora que você já sabe o que é uma landing page, qual o seu objetivo e quais estratégias usar para aumentar sua taxa de conversão, é hora de saber como criar uma landing page que converte.

Existem 3 elementos que compõem a landing page e que devem ser desenvolvidos atentamente e estruturados corretamente, são eles: conteúdo, design e configurações. Ou seja, uma landing page bem desenvolvida deve ter um conteúdo relevante e atraente, design organizado e configurações que irão facilitar o uso do visitante.

Confira abaixo quais os elementos que a sua landing page deve ter:

Landing Pages em Santa Isabel: O que são e para que servem? na Publinet - Agência de Marketing Digital

Título

O título deve chamar a atenção do visitante e despertar a curiosidade em saber mais sobre o que está sendo ofertado. Além disso, é muito importante que seja destacado logo no início o que o usuário tem a ganhar com a aquisição do produto ou serviço.

Ex: "10 formas de perder peso rapidamente"

Subtítulo

O subtítulo irá complementar o título principal e deve conter informações extras sobre o que está sendo oferecido.

Ex: "10 formas de perder peso rapidamente com exercícios fáceis"

Criando os textos

Os textos desenvolvidos para a landing page são mais completos, pois irão conter informações relevantes do produto, dispensando quaisquer dúvidas e irá definir o que o usuário deve esperar dele. Seja objetivo e evite rodeios com parágrafos muito longos. Destaque os pontos importantes e as vantagens de adquirir o que você está oferecendo

Imagens

A escolha das imagens é muito importante, pois elas irão refletir a sua proposta, a sua marca e o seu público-alvo. O usuário deve se identificar com a imagem apresentada e ela deve ser capaz de comunicar prontamente a mensagem que você está querendo transmitir.

Escolhendo o modelo da página:

Ao escolher o layout, é importante que ele esteja alinhado com os elementos que você deseja colocar na página, como o texto, as imagens, localização dos formulários e até mesmo o tipo de produto ofertado. É importante ressaltar também que não é indicado usar um mesmo modelo de página para diferentes ofertas, pois cada uma demanda uma característica diferente.

Adicionando o conteúdo:

Para inserir conteúdos na página, você pode recorrer a alguns softwares que farão este trabalho de forma rápida e bastante eficiente. Em contrapartida, você também pode contar com a ajuda de um desenvolvedor para fazer isso, mesmo que demore um pouco mais.

Definindo os campos de formulários:

Cada oferta requer uma abordagem, e com os formulários não seria diferente. A quantidade de campos e as informações que devem ser preenchidas dependem muito do tipo de oferta, do seu público-alvo e em que estágio do funil o visitante está, dentre outros fatores. Por isso, tome cuidado para não abusar da quantidade de campos e solicitar informações desnecessárias ao visitante. Isso pode fazer com que ele desista facilmente de continuar com o preenchimento, impedindo que ele realize a ação desejada.

Customização

É importante que as imagens e cores usadas na landing page tenham ligação com a identidade da sua marca e com a sua proposta, principalmente se elas evidenciam as CTAs.

Inserir URL:

A URL da landing page deve ser amigável, ou seja, curta e de fácil compreensão. Evite usar números, caracteres especiais e muitas palavras na sua URL, isso também permitirá que o usuário a memorize mais facilmente.

Configure um e-mail:

É interessante que, quando o visitante se tornar um lead (potencial cliente), ele receba um e-mail de agradecimento com a oferta. Você também pode adicionar a este e-mail uma oferta complementar para que o lead seja estimulado a uma segunda conversão. Esta oferta pode ser um cupom com descontos, teste grátis ou outro produto que seja relevante para ele.

Acompanhe suas métricas e teste novas abordagens:

Encontre uma forma de ser notificado toda vez que um visitante for convertido para um lead. Dessa forma você conseguirá abordá-lo mais rapidamente, aumentando a eficiência do relacionamento.

Teste

Também é importante realizar alguns testes em sua página para saber se existe a possibilidade de melhoria, para que as suas chances de conversão aumentem. Para isso você pode usar o teste A/B, que consiste em alterar pequenos elementos da sua página (como cores, posição da CTA, títulos, etc.) e comparar qual versão da página está convertendo mais, se a versão original ou a alterada.

Landing Pages em Santa Isabel: O que são e para que servem? na Publinet - Agência de Marketing Digital

Como divulgar uma landing page?

Certo, você já criou a sua landing page, mas como as pessoas saberão sobre a sua oferta? Por meio de um processo de divulgação eficiente!

Existem diferentes maneiras de divulgar a sua página, e isso também dependerá do público que você deseja alcançar e do tipo de produto ou serviço que você está oferecendo. Algumas delas são:

  • Redes sociais: você pode usar plataformas como Facebook, Instagram, Twitter e até o WhatsApp para divulgar sua landing page. Procure usar imagens e descrições atraentes para estimular os usuários a clicar no seu link.
  • Campanhas de publicidade: o Google Ads e o Facebook Ads são ótimas plataformas de publicidade online para promover uma landing page. Isso porque essas plataformas conseguem segmentar a audiência do seu público com base nos dados de localização, interesses e dados de navegação.
  • E-mail marketing: se você possui uma lista de e-mails, use-a a seu favor enviando um e-mail com sua oferta para direcionar o tráfego para sua landing page. É importante que o e-mail contenha informações relevantes e um link para a página.
  • SEO: Usar práticas de SEO dentro da landing page faz com que ela esteja otimizada para os motores de busca, como o Google, por exemplo. Para isso é necessário usar palavras-chave relevantes ao conteúdo, meta tags e títulos. Isso irá atrair principalmente tráfego orgânico para sua página

Com essas dicas você conseguirá desenvolver uma landing page bem estruturada e eficiente. Mas lembre-se, cada etapa deve ser desempenhada considerando o tipo de produto ou serviço que está sendo ofertado e também a identidade da empresa que o está oferecendo.

Use abordagens, linguagens e estratégias personalizadas para cada público, sempre buscando transmitir sua mensagem da forma mais clara e objetiva possível.

Fale com um especialista

Já são mais de
800 estratégias
concluídas para nossos clientes

+ 1500 Sites desenvolvidos
+ 900 Sites otimizados com SEO
+ 15 Anos no mercado
publinet

Melhorando a tecnologia do seu sucesso empresarial.

Melhore a tecnologia do seu sucesso empresarial com soluções digitais que otimizam processos, aumentam a produtividade e conectam sua empresa ao futuro. Nossa equipe transforma suas necessidades em resultados. Dê o próximo passo e impulsione seu negócio agora mesmo!

Fale com um especialista
Homem feliz analisando seus dados de serviços digitais feitos pela Agência de Marketing Digital Publinet