Criação de sites otimizados

Criação de sites otimizados

Site Otimizado

Fazer um site pode ser algo bastante simples, ainda mais com as mais variadas ferramentas disponíveis na internet atualmente. Ainda assim, muitos empresários reclamam que não são encontrados em mecanismos de busca, como o Google, ou que a navegação do site que possuem não contribuem para uma boa experiência. É exatamente nesse momento que entra a importância de um site otimizado, e esta é uma ferramenta indispensável em qualquer estratégia de marketing digital.

Basicamente, um site otimizado é capaz de contribuir para uma boa colocação no Google, de proporcionar uma navegabilidade mais fácil e, ainda, de oferecer aos usuários aquilo que eles precisam para resolver seus problemas e dores. Tais características atraem leads, fidelizam cliente e, principalmente, colaboram para o branding e para a credibilidade de uma determinada empresa. Se você ainda não tem um site otimizado, ou quer apenas melhorar o que você já tem, é muito importante entender o que é, como fazer e quais são as vantagens dessa ferramenta tão eficaz para qualquer negócio.

 Criação de sites otimizados
 Criação de sites otimizados

Mas o que é um site otimizado?

Muito diferente das páginas criadas por leigos, um site otimizado é algo capaz de levar um usuário a decidir por um determinado produto ou serviço. As estratégias utilizadas para que o Google consiga enxergar um site devem beneficiar não apenas esse contexto, mas também a experiencia do usuário. Assim, um site otimizado apresenta características que são responsáveis por converter usuários em clientes. São elas:

Rapidez

Um site rápido conta muito para a experiência do usuário. Para tanto, é necessário que o servidor seja eficiente, que as páginas sejam rapidamente carregada e que os dados do site otimizado sejam leves. Isso quer dizer que sites otimizados não possuem animações, widgets ou gráficos desnecessários. Assim, é importante que um site otimizado opte por textos e imagens leves. Uma vez que a rapidez é um fator importante de ranqueamento do Google, um site não sofrerá com a taxa de rejeição se levar esse elemento em conta, ou seja, um usuário não abandonará o site se o carregamento dele for rápido.

Legibilidade

Um site otimizado precisa favorecer a leitura. Ou seja, além de fazer uma boa disposição de elementos (como logos, textos e botões), é importante que exista uma boa divisão de informações, juntamente com cores que sejam agradáveis aos olhos. No caso de textos extensos, como os que costumam estar em blogs, é necessário dividi-los em subtítulos e tornar a leitura o mais fácil possível para o usuário. Ainda, é válido colocar trechos importantes em negrito e evitar ao máximo que esse site esteja poluído visualmente.

Conteúdo

Como já dito anteriormente, um site bem otimizado está focado em fazer com que visitantes se transformem em clientes. Nesse aspecto, o conteúdo é algo imbatível. Para tanto, é preciso que o site tenha um conteúdo relevante e de qualidade, oferecendo todas as informações necessárias para solucionar o problema do usuário que procura por um determinado produto ou serviço. Assim, um site otimizado pode ser facilmente identificado através de seu conteúdo, pois haverá clareza, objetive e materiais completos. Por exemplo, no caso de blogs corporativos de sites otimizados, haverá postagens e materiais ricos que atestam a autoridade desse site no segmento em que atua.

Boa Navegabilidade

Esse termo corresponde à facilidade de navegação em um site otimizado, como botões visíveis, links que sejam facilmente identificados e um menu que convide o usuário a clicar, que são indispensáveis para que esse site seja, de fato, otimizado. Ou seja, é preciso que o visitante, ao entrar no site, saiba exatamente o que deve ser feito quando o acessa.

SEO (Search Engine Optimization – Otimização para Mecanismos de Busca)

O SEO é a característica principal de um site otimizado, pois são utilizadas técnicas que contribuem para o bom ranqueamento do site no Google, colocando-o entre o primeiros resultados de busca. Para isso, é necessário fazer um estudo profundo a respeito das palavras-chave do cliente, analisando como o público-alvo faz a busca na internet. Basicamente, o SEO é feito por meio de conteúdo, programação do site e o planejamento de hiperlinks (internos e externos).

Responsividade

O termo mobile first é designado para os sites otimizados que são construídos e planejados para dispositivos móveis, como smartphones e tablets. Assim, os projetos de sites otimizados com esse conceito se fazem cada vez mais necessários por conta do crescente número de acessos por meio desses aparelhos. Portanto, um site otimizado e pensado para os equipamentos móveis “obriga” que os desenvolvedores sejam sucintos, já que precisam passar as informações necessárias em uma tela pequena.

Layout Agradável

Basicamente, o layout de um site otimizado precisa ser agradável, moderno e funcional. Isso quer dizer que, além da disposição de cores, é necessário que o site seja bonito, atrativo e que consiga reter o usuário que está com a aba do navegador aberta. Assim, através do layout, é possível conquistar as características citadas acima, como a navegabilidade, responsividade e rapidez.

Quais são as vantagens de se ter um site otimizado?

Com um site otimizado, é possível oferecer diversas vantagens para os usuários que o visitam. O melhor de tudo é que, além disso ele traz inúmeros benefícios para qualquer negócio. Dessa forma, as principais vantagens de se ter um site otimizado são:

Google

Um site otimizado é capaz de ter mais chances de estar entre os primeiros resultados de busca no Google. Ou seja, com um site otimizado, é possível que a sua empresa seja encontrada de forma mais fácil, atraindo mais visitantes e, consequentemente, alavanca mais as vendas. Hoje em dia, se você não está no Google, você não existe.

Maior Visibilidade

Com um grande número de visitas em um site, é possível que qualquer produto ou serviço fique mais conhecido. Esse fator, além de atrair mais clientes através do marketing digital, é possível conquistar credibilidade, autoridade e respeito no mercado, fazendo com que uma empresa ou negócio se torne referência no segmento em que atua.

Tempo de Navegação

Um site bem otimizado é, praticamente, um convite para o usuário conhecer melhor o que uma determinada empresa ou negócio faz. Esse fator contribui significativamente para um maior tempo de navegação, fazendo com que a conversão ocorra de forma natural, onde o cliente a conduzido por um caminho de compra e o destino final é o produto ou serviço oferecido no site.

Economia

O recurso de marketing digital mais acessível atualmente e que se destaca quando comparado com outras formas e quando se fala em eficiência de resultados é o site otimizado, sem dúvidas. Assim, qualquer outra mídia, como a publicidade em revistas e outdoors, por exemplo, pode fazer grande diferença na saúde financeira de qualquer empresa. Além do mais, um site otimizado é, geralmente, feito em um pagamento único com taxas mensais de manutenção.

Divulgação

Outro ponto importante é que ter um site otimizado facilita a divulgação de qualquer produto ou serviço através de leads. Isso porque um trabalho estruturado para mobile, bonito e integrado às redes sociais é capaz de contribuir para a promoção de uma marca, favorecer o compartilhamento das informações e tornar um site ainda mais visitado e relevante na internet.

Como um site otimizado é criado?

Um site otimizado é formado, basicamente, por três fatores principais e que influenciam, quase que diretamente, no posicionamento dos sites nos resultados do Google. São eles:

Design

O modo como um site otimizado é desenvolvido determina se ele será ou não indexado pelo Google. E esse design corresponde a parte de programação, arquitetura e hierarquia das informações e hospedagem (servidores).

Conteúdo

Independente de ser textual ou gráfico, a qualidade do conteúdo de um site é algo que garante uma boa classificação e, consequentemente, um bom posicionamento nos resultados de pesquisa do Google. Por vezes, o conteúdo de um site acaba sendo manipulado para se mais atraente para o buscador mais famoso do mundo. No entanto, com as constantes mudanças nos algoritmos do Google, é cada vez mais recomendado que todo o conteúdo do site otimizado seja acessível, relevante e único.

Popularidade

A autoridade de uma determinada página na web é definida pela sua popularidade. Tal popularidade pode ser definida tanto pelo número de links existentes quanto pelas referências textuais de diferentes páginas que tenham assuntos em comum. É válido observar que a popularidade pode ser herdada ou transferida, no entanto, ela vale apenas para páginas e não para sites completos.

Como otimizar o site da minha empresa para o Google?

Com uma alta perspicácia para identificar padrões de comportamento e algumas regras utilizadas pelos códigos e algoritmos do Google, o time da Publinet conta com um processo de otimização de sites, onde os mais diversos itens importantes para indexar um determinado site são modificados, adicionados ou excluídos. Com essas alterações implementadas, nossos profissionais começam a indexar o site para o conteúdo desejado.

Ficou interessado? Entre em contato com a Publinet para saber mais sobre a nossa construção de sites otimizados!

Agência de marketing digital Publinet1

Chegou o momento de crescer na internet. Deixe seu contato que retornaremos

Informações sobre Marketing Digital