O que é SEO?

o que é SEO?

Você já ouviu falar em SEO? Sabe para o que ele serve? Muito se fala sobre ele, mas poucas pessoas sabem realmente do que ele se trata.

Um bom posicionamento nos mecanismos de busca, principalmente o Google, pode ser a grande diferença entre o sucesso e o fracasso das estratégias de marketing digital da sua empresa. Para se ter uma ideia, são mais de 100 bilhões de pesquisas realizadas todo mês só no Google. É muita coisa, não?

Porém, você se pergunta “Como faço para minha empresa estar bem ranqueada nos mecanismos de busca?”. Não se desespere, pois, nesse artigo, você compreenderá o que é SEO e como ele funciona muito bem.

Afinal de contas, o que é SEO?

O SEO – sigla para Search Engine Optimization (Otimização para Mecanismos de Busca) – pode ser definido como uma maneira de aumentar os acessos do seu site, através de um conjunto de técnicas e estratégias que fazem com que um site melhore seu posicionamento nos resultados da busca orgânica do Google, por exemplo. Basicamente, o SEO faz melhorias no conteúdo de uma página, para que essa página possa ser encontrada mais facilmente pelo usuário que está fazendo uma pesquisa.

Através do SEO, é possível otimizar um site para que ele ultrapasse aqueles que ocupam as melhores posições, e se torne o primeiro colocado na página de resultados. Isso chama a atenção dos usuários, principalmente se esse resultado que aparece em primeiro apresentar um conteúdo relevante para o que eles estão pesquisando.

Como o SEO pode ajudar o site da sua empresa?

Quando você inicia o processo de SEO no seu site, você percebe que há uma melhora significativa no posicionamento das palavras-chave do seu negócio, e essa melhora é totalmente proporcional à quantidade de acessos que irá receber. Além disso, o SEO também traz uma grande visibilidade para a sua marca e um retorno em conversões no site.

Quais são os fatores utilizados pelo SEO para posicionar um site?

São vários os fatores que contribuem para a definição do Índice de Qualidade. Cada fator possui um peso diferente, e uma boa campanha de SEO deve levar em conta cada um desses fatores, trabalhando em conjunto. E embora o Google não revele quais são os fatores mais importantes para os seus muitos algoritmos, há muitos aspectos que devem ser levados em conta em uma estratégia, que fazem a diferença no ranqueamento.

No entanto, é válido destacar que todo e qualquer fator tem relevância. Porém, alguns são priorizados pelo algoritmo ao fazer o ranqueamento para uma determinada pesquisa. Por isso, abaixo, temos alguns dos principais elementos, os quais você precisa ficar atento para melhorar o ranqueamento da sua empresa no mundo digital.

Conteúdo de qualidade

Mesmo que o Google não fale sobre isso de forma oficial, o primeiro e mais importante fator de todos é o seu site possuir um conteúdo de qualidade. Ou seja, a relevância que ele tem para uma determinada pesquisa realizada pelo usuário. Por isso, ao construir sua estratégia de SEO, o conteúdo deve ser a principal preocupação. A produção de conteúdo de forma relevante tem um grande peso no posicionamento orgânico, uma vez que é uma das principais regras dentro da plataforma do Google Ads, que é responsável por posicionais um anúncio junto com o valor por clique. Pensando nisso, na hora de construir uma página ou criar um conteúdo, é preciso entregar informações úteis e relevantes para os usuários, que atenda realmente às demandas e o principal: que respondam suas dúvidas.

Site responsivo

A maior parte da navegação na internet, atualmente, é feita através de dispositivos móveis, e o Google está sempre preocupado com a experiência de seus usuários. Tanto que uma das atualizações mais recentes de seus algoritmos foi feita pensando em posicionar melhor os sites que sejam responsivos. No mais, o próprio Google já revelou que prioriza o posicionamento daqueles sites que sejam mobile ou que contenham responsividade. E essa importância vem do entendimento do Google de que é necessário entregar a melhor experiência para os usuários, independente do dispositivo que estejam utilizando.

Autoridade do domínio

Há um importante ponto que precisa ser claramente compreendido quando se trabalha com estratégias de SEO: ela é eficaz, porém os resultados que elas trazem são obtidos em médio e longo prazo. Isso significa que é necessário ser paciente e consistente, para que o tão sonhado posicionamento possa ser alcançado. Mas, por que isso acontece? Por conta de outro fator bem conceituado para que os mecanismos de busca ranqueem páginas nos resultados de busca: a autoridade do domínio. Ou seja, cada página avaliada herda a autoridade do domínio em que está hospedada. Por conta disso, é muito importante trabalhar não apenas os conteúdos que você acredita que são mais valiosos, mas sim garantir o SEO para todo o site. Basicamente, uma vez que as páginas estão na web, elas começam a ter autoridade.

Performance do site

Outro ponto de grande importância para o ranqueamento de uma página em uma pesquisa diz respeito à sua performance. Por exemplo, se o site leva mais de 2 segundos para ser carregado em um navegador que não tem problemas com internet, o Google irá penalizá-lo por prejudicar a experiência do usuário. Isto é, o design de um site é essencial, porém enche-lo de informações, imagens pesadas e vários GIFs pode não ser uma boa ideia em termos de performance. E, claro, isso deve ser levado em conta na hora de construir um site. Há diversas maneiras de contornar essa situação, reduzindo imagens e GIFs, minimizar a qualidade, etc.

Como começo a fazer SEO no site da minha empresa?

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