Importância do blog nas estratégias de marketing digital

Quando se fala em marketing digital, geralmente as pessoas entendem como simplesmente venda pela internet. Porém, marketing digital é muito mais que isso.

É um conjunto de técnicas e atividades que fazem com que o produto ou serviço seja promovido de forma a não somente ser vendido ou utilizado, mas experimentado antes mesmo de chegar às mãos do cliente.

Isso porque, o mercado contemporâneo sofreu algumas mutações devido as mais variadas mudanças na forma de consumo.

Mas afinal, o que querem os clientes?

Hoje o cliente é muito mais exigente no que ele busca. Isso porque, quando ele finalmente compra algum produto ou serviço, ele já vem e uma caminhada longa, de uma jornada que envolve buscas e pesquisas sobre tal produto ou serviço.

Nessa busca ele procura conhecer mais sobre o produto ou serviço, e a partir das suas pesquisas ele muitas vezes acaba por mudar totalmente a sua ideia ou vontade.

Isso porque, muitas vezes quando pesquisamos algo, acabamos mudando totalmente a forma como de fato queremos essa coisa.

Por exemplo, uma pessoa que busca um curso em determinada área de conhecimento, por exemplo, supomos que ela precisa fazer o curso de direito administrativo, ou seja, precisa r de fato suprir uma necessidade. 

Porém, caso ela inicie sua pesquisa e a maioria dos locais que ela visite na internet afirmem que vale a pena comprar este curso juntamente com o outro, o de direito constitucional, ela vai pensar na possiblidade de adquirir os dois cursos, porque leu opiniões favoráveis a isso. Portanto, sua busca foi alterada.

A alteração dessa busca pode ter se dado pelos argumentos visitados nas páginas que visitou, ou nas pesquisas realizadas em outras plataformas que não o google.

Ou seja, o tempo todo o consumidor é influenciado pelas informações que recebe ao realizar as suas buscas. 

Essa é a importância da criação de um bom conteúdo para o sucesso da campanha de promoção do produto ou serviço em questão.

Mas, devo então criar um blog para falar sobre cada produto ou serviço?

Não exatamente!

Ué Publi, mas vocês acabaram de afirmar que sim: o conteúdo pode interferir na tomada de decisão do consumidor, mas, não devo criar então um texto, um post blog para cada produto ou serviço que a minha empresa vende ou executa?

E a resposta é: depende!

Tudo depende em si da estratégia a ser utilizada para a promoção de cada produto ou serviço. Ou seja, tudo precisa ser minuciosamente avaliado antes de ser publicado.

Sabemos que hoje o mercado exige que as empresas forneçam uma boa experiência do usuário aos seus clientes. 

Essa experiência do usuário pode ser proporcionada de diversas maneiras e uma delas é através do fornecimento de conteúdo rico e relevante para todas as fases do funil de vendas por onde o lead passar. 

Dessa forma, é possível afirmar que independentemente de qual fase o lead esteja na jornada de compra, é importante trabalhar com algumas técnicas que fazem com que o cliente consiga vislumbrar mais possibilidades benéficas a sua vida ao adquirir o produto ou serviço.

E um blog se torna essencial para fomentar novas ideias e opiniões sobre tais produtos ou serviços, bem como fazer com que novos produtos ou serviços sejam apresentados mediante uma visão e linguagem mais leve e menos direta no quesito venda, o que por si só faz com que a pessoa tenha outra visão sobre a empresa.