O uso de redes sociais foi algo absorvido por pessoas em todo o mundo, e tornou-se parte da rotina de muita gente.
Tudo isso tornou esses espaços um lugar onde as marcas e empresas também querem estar para interagir com seus clientes e potenciais clientes, e entendem que isso traz possibilidades bastante positivas.
Portanto, as redes sociais se tornaram um dos principais canais de comunicação entre as empresas e seu público-alvo.
Estar presente nas redes sociais é algo que se tornou praticamente obrigatório para todas as empresas.

Hoje em dia, se destacam as empresas que enxergam o real das mídias sociais, utilizando-as como um canal de comunicação com seus clientes, bem como para um canal de promoção tanto da marca como de seus produtos/serviços, além de conteúdo.
Sendo assim, as empresas estão criando perfis nas redes sociais, com o objetivo de se aproximar de seu clientes e não os perder para a concorrência.
No entanto, muitas dessas começam a trilhar esse caminho sem nenhuma estratégia definida, e sem saber como fazer uma boa gestão de redes sociais.
O que é a gestão de redes sociais em Suzano?
Não é fácil para uma empresa que está iniciando nas mídias sociais escolher qual tipo de conteúdo será publicado, se a abordagem será mais séria ou mais leve, com qual frequência os conteúdos serão postados, quais métricas serão analisadas etc.
É nesse momento que entra a gestão de redes sociais, um serviço que vai muito além de fazer publicações, uma vez que envolve muitas etapas, que vão desde a definição da estratégia e do posicionamento, passando pelo planejamento e a publicação dos conteúdos, até o monitoramento e o levantamento dos resultados.
E para que tudo isso possa ser bem-feito, é preciso ter uma pessoa ou um time que fique responsável, exclusivamente, pelos canais sociais de sua empresa.
Dessa forma, o processo será visto como um elemento importante e fundamental para a empresa e não apenas uma obrigação que não traz benefícios. Na Publinet, esse trabalho é feito por um excelente time de especialistas em redes sociais, que dedicam um bom tempo para trazer excelentes resultados para a sua empresa através das redes sociais.
Quais são as vantagens da gestão de redes sociais em Suzano?
É evidente a importância de uma boa gestão de redes sociais para evitar ruídos na comunicação com os usuários e se aproximar da audiência.
Assim, além de manter um diálogo como uma via de mão-dupla e criar empatia com as pessoas, as inúmeras vantagens de uma gestão de redes sociais serve como uma espécie de vitrine para seus produtos e serviços, permitindo que as pessoas conheçam melhor o que a sua empresa tem a oferecer.
Dessa forma, as vantagens de uma boa gestão de redes sociais são:
Mostrar a visão da empresa
Com uma boa gestão de redes sociais, será possível mostrar uma espécie de vitrine da sua empresa, ou seja, é com ela que a equipe de marketing irá mostrar a visão do seu negócio e no que ele acredita.
Mensagem Personalizada e Interação Direta
Nas redes sociais, pode-se ter um relacionamento muito mais personalizado e direto com cada cliente e potencial cliente, uma vez que é possível entrar em contato com cada um, seja para descobrir novas informações, resolver problemas ou sanar dúvidas.
Segmentação
Com a publicação nas redes sociais, será possível segmentar cada postagem de acordo com as características de seu público, e a gestão de redes sociais direciona os esforços para as parcelas de pessoas que tem mais afinidade com o que a sua empresa oferece.
Conhecer os Clientes
Nas redes sociais, as pessoas costumam compartilhar seus gostos, desejos e demais informações que podem ser extremamente valiosas para as empresas conseguirem se aproximarem de seu público-alvo.
E a gestão de redes sociais está sempre atenta para o que é relevante para a sua audiência e, assim, conectar-se melhor a ela.
Vendas
Assim como é possível se relacionar com o público através das redes sociais, também é possível fazer uma boa gestão de redes sociais e utilizá-las com o propósito de vender os produtos e serviços de sua empresa, principalmente se abordar aquelas pessoas que já tem um relacionamento com o seu negócio e já está mais madura para a compra.
Divulgação
Com uma boa gestão de redes sociais, é possível fazer anúncios com um custo muito mais baixo, diferente dos meios tradicionais, trazendo a vantagem de que na internet será muito mais fácil mensurar os resultados obtidos.
Informações em Tempo Real
Hoje em dia, as redes sociais permitem a comunicação através de mensagens de marca urgentes em um canal oficial.
Esse fator é muito importante quando se fala em gestão de crises, por exemplo, onde é necessário que uma determinada marca se posicione rapidamente, evitando que um determinado fato tome maiores proporções.

Como é feita a gestão de redes sociais?
As redes sociais desempenham um papel de grande importância atualmente, uma vez que o público pode estar presente em várias delas ao mesmo tempo.
Dessa forma, é fundamental entender como a gestão de redes sociais na prática. Para tanto, alguns passos são os principais, que vão desde o planejamento até a execução. São eles:
Estratégia
O primeiro passo da gestão de redes sociais é a definição de uma estratégia, uma parte muito importante e que garante que cada uma das campanhas de sua empresa esteja ajudando-a a se aproximar de suas metas de marketing.
Assim que se define quais redes sociais serão utilizadas, é preciso considerar com qual frequência os conteúdos serão postados e que tipos de postagens serão feitas.
A gestão de redes sociais começa a desenvolver a estratégia pensando em itens como:
Que tipo de conteúdo o público mais gosta?
Planeja-se entrar em contato com os seguidores para iniciar uma conversa?
Com que frequência as perguntas e avaliações postadas pelos usuários serão respondidas?
Pretende-se usar sorteios e concursos para envolver o público?
Conteúdo Relevante
Essa etapa da gestão de redes sociais pede uma análise profunda das plataformas e, principalmente, do público.
Isso quer dizer que não se deve apenas criar conteúdo e pronto, mas que este seja desenvolvido de uma maneira criativa, utilizando imagens ou vídeos.
Além de entender quais são as melhores práticas para explorar o potencial de cada plataforma, a gestão de redes sociais também saberá qual tipo de conteúdo mais atrai o público-alvo.
O importante é que esse serviço sempre se certifica que o conteúdo seja relevante e que agregue valor para o seu público.
Consistência
Não será possível ter os resultados que se deseja com as redes sociais postando algo hoje e publicar novamente só daqui a 15 dias, por exemplo.
A gestão de redes sociais atua com a consistência e frequência nas publicações. Uma vez que os consumidores estão cada vez mais inteligentes, exigentes e em busca de informações que sejam realmente relevantes, nada mais justo do que ter uma boa gestão de redes sociais, a fim de sempre produzir e oferecer um conteúdo de qualidade.
E a gestão de redes sociais consegue manter uma frequência de publicações que demonstra que a sua empresa se importa com as necessidades dos clientes e procura resolvê-las.
Agendamento de Publicações
A gestão de redes sociais lida com um alto fluxo de postagens diariamente. Para tanto, ela conta com uma ferramenta de planejamento de mídia social, a fim de programar o conteúdo com antecedência e não perder nenhuma postagem.
Além da economia de tempo, essa é uma etapa da gestão de redes sociais que tem a capacidade de programar, de forma automática, todas as postagens a serem publicadas, sendo uma das grandes vantagens do serviço.
Mensuração de Resultados
Como é possível saber quantas pessoas estão vendo as postagens e interagindo com as publicações? Através dos números apresentados pela gestão de redes sociais.
Assim como em qualquer outra estratégia de marketing digital, é muito importante acompanhar e avaliar os resultados das campanhas de redes sociais ao longo do tempo.
E a gestão de redes sociais é a única forma de saber se elas, realmente, estão ajudando a sua empresa a atingir as metas de marketing esperadas.
Portanto, acompanhar o desempenho é uma das principais tarefas da gestão de redes sociais, uma vez que ajuda a identificar as áreas que podem ser melhoradas.
Como começo a fazer a gestão de redes sociais da minha empresa?
Para conhecer melhor as técnicas e as melhores estratégias para a gestão de suas redes sociais, e entender como tudo isso pode influenciar no posicionamento da sua empresa nas principais mídias sociais.
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