Gestão de redes sociais

Gestão de redes sociais

GESTÃO DE REDES SOCIAIS

O uso de redes sociais foi algo absorvido por pessoas em todo o mundo, e tornou-se parte da rotina de muita gente. Tudo isso tornou esses espaços um lugar onde as marcas e empresas também querem estar para interagir com seus clientes e potenciais clientes, e entendem que isso traz possibilidades bastante positivas. Portanto, as redes sociais se tornaram um dos principais canais de comunicação entre as empresas e seu público-alvo.

Estar presente nas redes sociais é algo que se tornou praticamente obrigatório para todas as empresas. Hoje em dia, se destacam as empresas que enxergam o real das mídias sociais, utilizando-as como um canal de comunicação com seus clientes, bem como para um canal de promoção tanto da marca como de seus produtos/serviços, além de conteúdo. Sendo assim, as empresas estão criando perfis nas redes sociais, com o objetivo de se aproximar de seu clientes e não os perder para a concorrência. No entanto, muitas dessas começam a trilhar esse caminho sem nenhuma estratégia definida, e sem saber como fazer uma boa gestão de redes sociais.

 Gestão de redes sociais 
 Gestão de redes sociais

O que é a gestão de redes sociais?

Não é fácil para uma empresa que está iniciando nas mídias sociais escolher qual tipo de conteúdo será publicado, se a abordagem será mais séria ou mais leve, com qual frequência os conteúdos serão postados, quais métricas serão analisadas etc. É nesse momento que entra a gestão de redes sociais, um serviço que vai muito além de fazer publicações, uma vez que envolve muitas etapas, que vão desde a definição da estratégia e do posicionamento, passando pelo planejamento e a publicação dos conteúdos, até o monitoramento e o levantamento dos resultados.

E para que tudo isso possa ser bem-feito, é preciso ter uma pessoa ou um time que fique responsável, exclusivamente, pelos canais sociais de sua empresa. Dessa forma, o processo será visto como um elemento importante e fundamental para a empresa e não apenas uma obrigação que não traz benefícios. Na Publinet, esse trabalho é feito por um excelente time de especialistas em redes sociais, que dedicam um bom tempo para trazer excelentes resultados para a sua empresa através das redes sociais.

Quais são as vantagens da gestão de redes sociais?

É evidente a importância de uma boa gestão de redes sociais para evitar ruídos na comunicação com os usuários e se aproximar da audiência. Assim, além de manter um diálogo como uma via de mão-dupla e criar empatia com as pessoas, as inúmeras vantagens de uma gestão de redes sociais serve como uma espécie de vitrine para seus produtos e serviços, permitindo que as pessoas conheçam melhor o que a sua empresa tem a oferecer. Dessa forma, as vantagens de uma boa gestão de redes sociais são:

Mostrar a visão da empresa

Com uma boa gestão de redes sociais, será possível mostrar uma espécie de vitrine da sua empresa, ou seja, é com ela que a equipe de marketing irá mostrar a visão do seu negócio e no que ele acredita.

Mensagem Personalizada e Interação Direta

Nas redes sociais, pode-se ter um relacionamento muito mais personalizado e direto com cada cliente e potencial cliente, uma vez que é possível entrar em contato com cada um, seja para descobrir novas informações, resolver problemas ou sanar dúvidas.

Segmentação

Com a publicação nas redes sociais, será possível segmentar cada postagem de acordo com as características de seu público, e a gestão de redes sociais direciona os esforços para as parcelas de pessoas que tem mais afinidade com o que a sua empresa oferece.

Conhecer os Clientes

Nas redes sociais, as pessoas costumam compartilhar seus gostos, desejos e demais informações que podem ser extremamente valiosas para as empresas conseguirem se aproximarem de seu público-alvo. E a gestão de redes sociais está sempre atenta para o que é relevante para a sua audiência e, assim, conectar-se melhor a ela.

Vendas

Assim como é possível se relacionar com o público através das redes sociais, também é possível fazer uma boa gestão de redes sociais e utilizá-las com o propósito de vender os produtos e serviços de sua empresa, principalmente se abordar aquelas pessoas que já tem um relacionamento com o seu negócio e já está mais madura para a compra.

Divulgação

Com uma boa gestão de redes sociais, é possível fazer anúncios com um custo muito mais baixo, diferente dos meios tradicionais, trazendo a vantagem de que na internet será muito mais fácil mensurar os resultados obtidos.

Informações em Tempo Real

Hoje em dia, as redes sociais permitem a comunicação através de mensagens de marca urgentes em um canal oficial. Esse fator é muito importante quando se fala em gestão de crises, por exemplo, onde é necessário que uma determinada marca se posicione rapidamente, evitando que um determinado fato tome maiores proporções.

Como é feita a gestão de redes sociais?

As redes sociais desempenham um papel de grande importância atualmente, uma vez que o público pode estar presente em várias delas ao mesmo tempo. Dessa forma, é fundamental entender como a gestão de redes sociais na prática. Para tanto, alguns passos são os principais, que vão desde o planejamento até a execução. São eles:

Estratégia

O primeiro passo da gestão de redes sociais é a definição de uma estratégia, uma parte muito importante e que garante que cada uma das campanhas de sua empresa esteja ajudando-a a se aproximar de suas metas de marketing. Assim que se define quais redes sociais serão utilizadas, é preciso considerar com qual frequência os conteúdos serão postados e que tipos de postagens serão feitas. A gestão de redes sociais começa a desenvolver a estratégia pensando em itens como:

Que tipo de conteúdo o público mais gosta?

Planeja-se entrar em contato com os seguidores para iniciar uma conversa?

Com que frequência as perguntas e avaliações postadas pelos usuários serão respondidas?

Pretende-se usar sorteios e concursos para envolver o público?

Conteúdo Relevante

Essa etapa da gestão de redes sociais pede uma análise profunda das plataformas e, principalmente, do público. Isso quer dizer que não se deve apenas criar conteúdo e pronto, mas que este seja desenvolvido de uma maneira criativa, utilizando imagens ou vídeos. Além de entender quais são as melhores práticas para explorar o potencial de cada plataforma, a gestão de redes sociais também saberá qual tipo de conteúdo mais atrai o público-alvo. O importante é que esse serviço sempre se certifica que o conteúdo seja relevante e que agregue valor para o seu público.

Consistência

Não será possível ter os resultados que se deseja com as redes sociais postando algo hoje e publicar novamente só daqui a 15 dias, por exemplo. A gestão de redes sociais atua com a consistência e frequência nas publicações. Uma vez que os consumidores estão cada vez mais inteligentes, exigentes e em busca de informações que sejam realmente relevantes, nada mais justo do que ter uma boa gestão de redes sociais, a fim de sempre produzir e oferecer um conteúdo de qualidade. E a gestão de redes sociais consegue manter uma frequência de publicações que demonstra que a sua empresa se importa com as necessidades dos clientes e procura resolvê-las.

Agendamento de Publicações

A gestão de redes sociais lida com um alto fluxo de postagens diariamente. Para tanto, ela conta com uma ferramenta de planejamento de mídia social, a fim de programar o conteúdo com antecedência e não perder nenhuma postagem. Além da economia de tempo, essa é uma etapa da gestão de redes sociais que tem a capacidade de programar, de forma automática, todas as postagens a serem publicadas, sendo uma das grandes vantagens do serviço.

Mensuração de Resultados

Como é possível saber quantas pessoas estão vendo as postagens e interagindo com as publicações? Através dos números apresentados pela gestão de redes sociais. Assim como em qualquer outra estratégia de marketing digital, é muito importante acompanhar e avaliar os resultados das campanhas de redes sociais ao longo do tempo. E a gestão de redes sociais é a única forma de saber se elas, realmente, estão ajudando a sua empresa a atingir as metas de marketing esperadas. Portanto, acompanhar o desempenho é uma das principais tarefas da gestão de redes sociais, uma vez que ajuda a identificar as áreas que podem ser melhoradas.

Como começo a fazer a gestão de redes sociais da minha empresa?

Para conhecer melhor as técnicas e as melhores estratégias para a gestão de suas redes sociais, e entender como tudo isso pode influenciar no posicionamento da sua empresa nas principais mídias sociais, conheça aa Publinet, uma agência de marketing digital, com mais de 10 anos de experiência no mundo digital, e mais de 300 clientes, com foco total gestão de redes sociais.

Agência de marketing digital Publinet1

Chegou o momento de crescer na internet. Deixe seu contato que retornaremos

Informações sobre Marketing Digital